A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento
Antigamente se acreditava que o conhecimento era transmitido,
que passava de uma pessoa para outra.
É claro que, por mais que se esforçasse, talvez
nosso professor de Português não tivesse
conseguido nos transmitir as regras da
colocação pronominal.
(Sabe aquele papo de próclise, mesóclise e ênclise?
Não?
O caso é que fizemos a prova e tiramos a nota,
mas hoje precisamos escrever uma carta comercial
ou um artigo para a revista, mandar um e-mail,
Com certeza, não é um conhecimento disponível
no presente.
Não aprendemos de fato, pois uma das características
da aprendizagem é ser aplicável:
não apenas saber, mas poder usar o que se sabe.
Agora, aquela música dos Incríveis...
aquela você nunca mais esqueceu!
Às vezes se pega cantarolando "era um garoto que
como eu amava os Beatles e os Rolling Stones".
Gostando ou não gostando, ela ficou.
Por que a música permaneceu e a mesóclise
foi pro espaço?
- Porque a música era fácil. – Alguém diz.
Acontece que outras coisas eram muito mais fáceis
e você esqueceu, como o telefone da sua cunhada,
enquanto reteve inúmeros dados difíceis,
como um vocabulário de centenas de palavras
e expressões em Inglês.
Mesmo sem entrar presentemente na relação entre
memória e aspectos emocionais/sentimentais,
ainda assim podemos entender o que acontece,
com a ajuda de modernas teorias da aprendizagem.
Elas consideram o conhecimento como sendo uma
construção íntima de cada ser, uma elaboração
da mente, construindo,
Mesmo sem entrar presentemente na relação entre
memória e aspectos emocionais/sentimentais,
ainda assim podemos entender o que acontece,
com a ajuda de modernas teorias da aprendizagem.
Elas consideram o conhecimento como sendo uma
construção íntima de cada ser, uma elaboração
da mente, construindo,
desmontando e reconstruindo estruturas de pensamentos,
sempre a partir do que percebeu e experimentou.
Há, certamente, os fatores externos,
Há, certamente, os fatores externos,
as possíveis estimulações, que são recursos que podem
despertar o interesse do aluno para um determinado
tema, numa atitude de curiosidade e atenção.
Mas a realidade é que ninguém controla o modo
como o outro aprende, ou quando chegará a
aprender o que pretende ensinar.
A prova disso é que aprendemos muito
despertar o interesse do aluno para um determinado
tema, numa atitude de curiosidade e atenção.
Mas a realidade é que ninguém controla o modo
como o outro aprende, ou quando chegará a
aprender o que pretende ensinar.
A prova disso é que aprendemos muito
com nossos pais
(e não apenas do que esperavam que aprendêssemos!),
mas há certas áreas em que eles
nunca conseguiram modificar nosso jeito de pensar.
E assim também acontece com as nossas crianças.
Dizer que cada criança é um mundo parece clichê,
mas é a mais pura verdade.
Tudo o que ela já viveu,
nunca conseguiram modificar nosso jeito de pensar.
E assim também acontece com as nossas crianças.
Dizer que cada criança é um mundo parece clichê,
mas é a mais pura verdade.
Tudo o que ela já viveu,
nesta encarnação e nas anteriores;
tudo o que já fez, descobriu,
percebeu, intuiu e pensou;
percebeu, intuiu e pensou;
os filmes que assistiu,
as conversas que ouviu,
as conversas que ouviu,
as histórias que leu;
tudo participa do seu modo de ver o mundo
e de aprender.
Que conceitos adquiridos entram na formação de
suas conclusões sobre as coisas?
Nunca saberemos totalmente.
Mas o que se sabe é que as informações e os
exemplos a que se expõe sempre podem influenciá-la
mais ou menos intensamente - o que é nossa porta
de entrada,
tudo participa do seu modo de ver o mundo
e de aprender.
Que conceitos adquiridos entram na formação de
suas conclusões sobre as coisas?
Nunca saberemos totalmente.
Mas o que se sabe é que as informações e os
exemplos a que se expõe sempre podem influenciá-la
mais ou menos intensamente - o que é nossa porta
de entrada,
como educadores,
neste seu mundo tão particular.
O que se pode fazer é criar um meio propício,
O que se pode fazer é criar um meio propício,
é oferecer, à inteligência, a argamassa, o material
de construção em quantidade e qualidade
suficientes para que a criança construa suas
estruturas de pensamento da melhor maneira, com
o melhor tipo de informação e os melhores
exemplos possíveis.
E aqui chegamos à importância dos livros e da
leitura neste processo.
Ler é saber.
O primeiro resultado da leitura
de construção em quantidade e qualidade
suficientes para que a criança construa suas
estruturas de pensamento da melhor maneira, com
o melhor tipo de informação e os melhores
exemplos possíveis.
E aqui chegamos à importância dos livros e da
leitura neste processo.
Ler é saber.
O primeiro resultado da leitura
é o aumento de conhecimento geral ou específico.
Ler é trocar.
Ler não é só receber.
Ler é comparar as experiências próprias com
as narradas pelo escritor, comparar o próprio
ponto de vista com o dele, recriando idéias
e revendo conceitos.
Ler é dialogar.
Quando lemos,
Ler é trocar.
Ler não é só receber.
Ler é comparar as experiências próprias com
as narradas pelo escritor, comparar o próprio
ponto de vista com o dele, recriando idéias
e revendo conceitos.
Ler é dialogar.
Quando lemos,
estabelecemos um diálogo com a obra,
compreendendo intenções do autor.
Somos levados a fazer perguntas e
procurar respostas.
Ler é exercitar o discernimento.
Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou
não aos pontos de vista, pesamos argumentos
e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos
sobre opções dos personagens
Somos levados a fazer perguntas e
procurar respostas.
Ler é exercitar o discernimento.
Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou
não aos pontos de vista, pesamos argumentos
e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos
sobre opções dos personagens
ou sobre as idéias defendidas pelo autor.
Ler é ampliar a percepção.
Ler é ser motivado à observação de aspectos
da vida que antes nos passavam despercebidos.
Ler bons livros é
capacitar-se para ler a vida.
(Autora: Rita Foelker)
Ler é ampliar a percepção.
Ler é ser motivado à observação de aspectos
da vida que antes nos passavam despercebidos.
Ler bons livros é
capacitar-se para ler a vida.
(Autora: Rita Foelker)
niver da nanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário