É possível que a religião da solidão
seja de certa maneira superior à religião social e formalizada.
O que é certo é que ela apareceu mais tarde no decurso da evolução.
Além disso, os fundadores das religiões e seitas
históricamente mais importantes têm sido todos,
com excepção de Confúcio, solitários.
Talvez seja verdade dizer-se que,
quanto mais poderosa e original for uma mente,
mais ela se inclinará para a religião da solidão,
e menos ela será atraída no sentido da religião social
ou impressionada pelas suas práticas.
Pela sua própria superioridade a religião da solidão
está condenada a ser a religião das minorias.
Para a grande maioria dos homens e das mulheres
a religião ainda significa, o que sempre significou,
religião social formalizada, um assunto de rituais,
observâncias mecânicas, emoção das massas.
Perguntem a qualquer dessas pessoas
o que é a verdadeira essência da religião,
e eles responderão que ela consiste
na devida observância de certas formalidades,
na repetição de certas frases,
na reunião em certos tempos e em certos lugares,
da realização por meios apropriados de emoções comunais.
Aldous Huxley, in 'Sobre a Democracia e Outros Estudos'
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